Rigoberta Menchú

Rigoberta Menchú Tum (Uspantán, El Quiché, 9 de Janeirode 1959) é uma indígenaguatemalteca do grupo Quiché-Maia. Foi agraciada com o Nobel da paz de 1992, pela sua campanha pelos direitos humanos, especialmente a favor dos povos indígenas, sendo Embaixadora da Boa-Vontade da UNESCO e vencedora do      Prêmio Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional.
Filha de Vicente Menchú Pérez e de Juana Tum Kótoja, duas personalidades bastante respeitadas em sua comunidade natal. Seu pai foi um ativista em defesa das terras e direitos indígenas e Juana, a mãe, uma parteira indígena, saber adquirido de geração em geração.

Em 12 de fevereiro de 2007 anunciou que postularia o cargo de Presidente nas Eleições gerais deste ano. Tinha a esperança de ser a primeira mulher a ocupar o cargo máximo de seu país - e terceira indígena (depois do mexicano Benito Juárez e do boliviano Evo Morales, como o terceiro ganhador do Nobel a concorrer a uma Presidência (os dois outros foram o costa-riquenho Óscar Arias e o israelense Shimon Peres) - mas obteve apenas 2,7% dos votos.

Por: Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário